Objetivos dos Cursos Proinfo Integrado 2013


Objetivos dos Cursos do PROINFO Integrado - Edição de 2013

Introdução a Educação Digital (60 horas)


·

Conceituar tecnologias e mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o

potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada e em

sociedade.


·

Aqui se busca a percepção da escola como um espaço privilegiado para a promoção


da inclusão digital; o reconhecimento de que é preciso promover uma compreensão crítica

para o uso da tecnologia digital e que a incorporação da tecnologia ao processo

educativo, cria oportunidade ímpar para a estruturação e implantação de novos cenários

pedagógicos.


·

Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos


computadores. Dentre elas:


-

Conceituar os componentes do computador e do sistema operacional;


-

Identificar o padrão de organização das interfaces gráficas e o uso dos principais


dispositivos de entrada e saída (mouse, teclado e monitor);


-

Conceituar e operar adequadamente os administradores de arquivos


reconhecendo os principais dispositivos de armazenamento (HD, CD,

pendrive);


-

Conceituar os principais aplicativos (editores de textos, de imagens, de


apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas), identificando que

necessidades e problemas podem ser por eles resolvidos;


-

Operar as funções básicas dos principais aplicativos (editores de textos, de


imagens, de apresentações, navegadores web e planilhas eletrônicas);


-

Organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de formatos digitais,


reconhecendo as possibilidades de transferências de dados entre estes diferentes

formatos.


-

Compreender a estrutura do conteúdo web, habilitando-se assim a buscar e


avaliar informações da WEB.


-

Identificar os procedimentos mais gerais de segurança e privacidade ao


compartilhar informações em rede.


·

Identificar e reconhecer o potencial de uso pedagógico das diversas ferramentas


computacionais utilizadas durante o curso;


·

Analisar preliminarmente o papel das redes digitais na promoção dos processos


cooperativos de trabalho e aprendizagem:


-

Analisar a importância da cooperação no aprendizado e refletir sobre a


importância das ferramentas de comunicação digital na prática pedagógica;


-

Analisar o alcance social e econômico de algumas das principais ferramentas de


produção e/ou veiculação de conteúdo digital (blogs,

wikis, youtube, etc.);


-

Conceituar e reconhecer as especificidades comunicativas, das principais


textualidades digitais e o potencial e papel pedagógicos dos seguintes serviços:

bate-papo, e-mail, fóruns e listas de discussão, redes sociais;


Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (60h)



Na perspectiva dos objetivos gerais e específicos do


ProInfo Integrado, o Curso


Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC



(100h) visa a oferecer


subsídios teórico-metodológico- práticos para que os professores e gestores escolares

possam:


·


Compreender o potencial pedagógico de recursos das TIC no ensino e na


aprendizagem em suas escolas;


·

Planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos


tecnológicos disponíveis e criando situações de aprendizagem que levem os

alunos à construção de conhecimento, à criatividade, ao trabalho colaborativo e que

resultem efetivamente na construção dos conhecimentos e habilidades esperados em

cada série;


·

Utilizar as TIC na prática pedagógica, promovendo situações de ensino que


aprimorem a aprendizagem dos alunos.


O curso é composto por quatro unidades de estudo tendo cada uma objetivos

específicos conforme descrito abaixo:

Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola



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Contextualizar a temática: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.


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Propiciar reflexões sobre a identidade do professor e sobre a necessidade de


aprendizagem contínua.


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Instigar a observação sobre a própria escola em relação ao uso das


tecnologias disponíveis.


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Apresentar e discutir as possibilidades de uso das tecnologias no trabalho por


projetos.


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Recontextualizar o uso dos recursos computacionais, inclusive do ponto de vista


pedagógico (editores de textos e de apresentações, gerenciamento de arquivos, internet).


Unidade 2: Internet, hipertexto e hipermídia



·


Apresentar a internet como espaço de colaboração e de publicação (passível de


ser espaço tanto para pesquisa como para publicização do que se faz na escola).


·


Apresentar espaços de pesquisa e de colaboração na internet (Wikipédia e Blogs


entre eles).


·


Apresentar os hipertextos como modalidade típica de registro na internet e


convidar os cursistas a navegar por alguns.


·


Apresentar o conceito de hipertexto como a forma de representação não


linear do conhecimento, uma forma de representação popularizada pela tecnologia

computacional.


·

Promover algumas reflexões iniciais sobre a relação entre esta forma de


representação


(o hipertexto) , os novos processos de leitura e escrita gerados e as


práticas pedagógicas correspondentes.


·


Provocar o exercício de criação de alguns hipertextos simples, utilizando dos Blogs


como possíveis ferramentas de edição de hipertextos.


Unidade 3: Currículo, projetos e tecnologia



·


Contextualizar o tema de que trata a Unidade 4: Currículo, projetos e tecnologias, a


partir das contribuições das tecnologias — em especial da tecnologia digital — ao

desenvolvimento de projetos.


·


Propiciar o planejamento e aplicação de ações, na perspectiva da pedagogia por


projetos.


·


Identificar as características do currículo construído por meio do desenvolvimento


de projetos, com o uso de tecnologias.


·


Propiciar a identificação das concepções de currículo e sua ressignificação diante


das possibilidades de integração da escola com diferentes espaços de produção

de conhecimento.


Unidade 4: Prática pedagógica e mídias digitais



·


Apresentar algumas possibilidades de exploração de mídias digitais.


·


Conhecer algumas das novas possibilidades pedagógicas trazidas pelas mídias


digitais.


·


Apresentar os repositórios de mídias da internet, em particular, os do MEC.


·

Apresentar o Portal do Professor como ambiente em que se podem encontrar


sugestões de uso de mídias, debater formas de uso, bem como colocar disponíveis para

terceiros as experiências que os cursistas vierem a desenvolver.


·


Estimular o uso de recursos de autoria em mídias digitais (programas,


equipamentos e linguagens) para a síntese e expressão de conhecimentos construídos

no desenvolvimento de projetos.


·


Apresentar as etapas e os recursos essenciais na produção de imagem, áudio e


vídeo digitais.


Elaboração de Projetos (40h)



Em consonância com as diretrizes e os objetivos do Programa Proinfo Integrado, o curso

Elaboração de Projetos (40h) tem como foco desenvolver atividades que integrem as

dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares

possam:


·


Identificar as contribuições das TIC ao desenvolvimento de projetos de sala de


aula;


·


Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o


contexto educacional e tecnológico (conceito histórico, projetos em educação e integração

de tecnologias ao desenvolvimento de projetos);


·


Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;


·


Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).


Redes de Aprendizagem (40h)



O curso Redes de Aprendizagem tem como

objetivos gerais:


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Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultural digital


nesta sociedade altamente tecnificada;


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Compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as


pessoas, e em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram

na sua relação com a aprendizagem e com a escola.


·

Compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.


O curso está dividido em três unidades que têm como objetivos específicos:


Unidade 1: Cultura midiática e escola: Problema?



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Incentivar o início de reflexão e a busca da compreensão dos fatores que


configuram a cultura das nossas crianças e jovens,de modo a nos tornar mais afins à uma

atuação em conjunto com eles, sendo mais capazes de contemplar seus desejos e

necessidades e proporcionando um uso mais útil e significativo das tecnologias.


·


Iniciar-se na experimentação pessoal do uso das redes sociais.


Unidade 2: Cultura das redes: mapeamentos fundamentais



·


Identificar características gerais da cultura contemporânea altamente tecnificada,


também reconhecida como cibercultura ou cultura das redes.


·


Reconhecer e aprender a valorizar as aprendizagens que os jovens realizam nos


ambientes de mídia social.


·


Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias sociais, em


especial o Portal do Estudante.


Unidade 3: Mídias Sociais e Escola– Caminhos para a Cidadania



·


Reconhecer o papel da escola e dos professores na formação de sujeitos capazes


de posicionar-se de modo crítico e criativo frente às profundas transformações que esta

nova era de tecnificação nos desafia.


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Aprofundar-se na busca da compreensão do potencial e do papel das novas mídias


sociais para construção de uma sociedade mais solidária e justa.


·


Discutir caminhos e alternativas para uma apropriação crítica e significativa das

novas mídias sociais pela escola.