Festival Nacional de Curtissima Metragem

Sobre o Festival
O Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas assume nesta edição sua vocação de ser um espaço cada vez mais democrático para expressão e experimentação audiovisual no Brasil. Por este motivo, valoriza, prepara, estimula e premia talentos de uma nova geração de criadores que produzem e compartilham vídeos por meio das novas tecnologias digitais.
Em sua 3ª Edição, o Festival estabelece novas categorias de participação e premiação. Assim, além da categoria livre, poderão se inscrever alunos de ensino médio, universitários e participantes de ONGs, pontos de cultura e cineclubes.
O tema deste ano é O TEMPO DO AGORA. Expresse seu olhar e inscreva vídeos de 30 segundos a 90 segundos utilizando celulares, webcams, câmeras fotográficas digitais ou outros dispositivos móveis.

As inscrições vão de 30 de março a 17 de junho de 2011.
Confira dicas e orientações para tornar seu curta ainda melhor. Acesse o Miniguia de Produção de Vídeos de Curtíssima Metragem, assista aos vídeos educativos e consulte o acervo do site com os curtas das edições anteriores.
Quer ir além?
Mobilize sua escola, sua universidade, a ONG, o ponto de cultura ou o cineclube do seu bairro. Você concorre a prêmios e premia a instituição associada ao vídeo vencedor com cursos e equipamentos.
Faça parte dessa rede de democratização do audiovisual.
Mais que um Festival
O Festival Nacional de Curtíssima Metragem – Claro Curtas, alinhado com as propostas do Instituto Claro, quer levar o audiovisual e as novas tecnologias móveis para ambientes educativos formais e informais, criando novas possibilidades de aprendizado e participação social. Assim, propõe um conjunto iniciativas:
Kits Educativos compostos por Miniguia de Produção de Vídeos de Curtíssima Metragem, Guia do Educador e DVD com vídeos educativos e acervo das edições anteriores, distribuídos gratuitamente para escolas, universidades, cineclubes, ONGs e pontos de cultura de todo o Brasil;
Oficinas gratuitas do Projeto Laboratório, voltado para a experimentação audiovisual. Os encontros acontecerão em várias localidades ao longo de 2011, beneficiando educadores e novos criadores;
Todos os materiais educativos estão disponíveis para download gratuito, havendo também um canal contendo o acervo dos vídeos finalistas e vencedores de todas as edições em versões acessíveis a pessoas com deficiência visual e auditiva, garantindo a acessibilidade do Festival;
Palestras em várias capitais e Seminário aberto ao público abordando as novas fronteiras do audiovisual e as suas conexões com a educação e com as novas tecnologias móveis.
Aprenda, experimente, mostre o seu talento!


Seja bem-vindo, Faça seu loginou cadastre-se
Siga o Festival nas redes
Orkut
Facebook
Twitter
YouTube
Flickr


Inscrições Abertas
como participar
envie seu vídeo
Tema
Você e sua escola ou instituição concorrem a
100 mil reais em prêmios!Saiba mais sobre a premiação
Miniguia
Dicas e orientações que vão ajudar você a aprimorar seus vídeos de curtíssima metragem.
Faça o download gratuito