Tecnologias na Educação

Promovendo a Inclusão Sócio-Digital na Escola Pública: o Projeto Minha Escola, Minha Vida e Suas Implicações no Cotidiano Discente.
Sinara Socorro Duarte Rocha1

RESUMO
As tecnologias de informação e comunicação (TICs) têm vindo progressivamente ocupar um lugar cada vez maior em vários setores da sociedade. O tema da inclusão digital tem sido recorrente nos debates sobre as novas tecnologias da cybercultura. No Brasil, estatísticas oficiais apontam que apenas 10% da população está plenamente conectada, aumentando ainda mais a desigualdade social. O objetivo deste relato de experiência foi retratar as implicações sócio-educativas de um projeto de inclusão sócio-digital em jovens carentes da periferia de Fortaleza. A metodologia envolveu a pesquisa ação. A experiência foi desenvolvida no Laboratório de Informática Eduucativa – LIE no período de dezembro de 2008 a fevereiro de 2009, atendendo cerca de 40 alunos por meio de oficinas que culminaram em uma produção multimídia coletiva. Os resultados preliminares apontam que os alunos que participaram das oficinas e do projeto apresentaram-se mais disciplinados,concentrados e comunicativos, mostrando suas habilidades e potencialidades, ao mesmo tempo se incluindo como cidadãos da sociedade digital. Conclui-se que ações como estas contribuem para a inclusão sócio-digital, elevando a auto-estima, promovendo à cidadania e provocando verdadeiras mudanças para a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos.

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